sábado, 5 de maio de 2018

SINGAPURA em 1994

 13 a 17 de Maio de 1994.  SINGAPORE ou SINGAPURA

O Ano é 1994, viagem para Singapura com minha  amiga Alisson para o Casamento da irmã dela.





Distancia do Japão onde morava na época para Singapore: 5.249 Km,  6 horas de vôo, não lembro quanto gastei na viagem,  mas lá, achei as coisas baratas, comparando com o Yen que era o dinheiro que eu ganhava na época, comprei algumas coisas e alguns OUROS. Sim, Ouro, porquê lá "era" barato e as pessoas amam ouro e quem não ama né?!


EM MARINA BAY COM O MERLION AO FUNDO

O MERLION  é  o ícone de SINGAPURA , a escultura tem quase 9 metros de altura e 70 toneladas. Não fica mais neste local. 





Outro simbolo muito presente nos souvenirs é a orquídea, então automaticamente a gente acaba indo visitar o Singapore National Orchid Garden, localizado dentro do Jardim botânico.



Singapore National Orchid Garden

A  principal e mais famosa rua também recebe esse nome: ORCHARD ROAD, avenida linda, limpa, movimentada... Com shoppings maravilhosos, com lojas de grifes, cafeterias , lojinhas de biju que amei .
 Andei um bom pedaço dela por 3 dias, comprei roupa, biju, comi e bebi por alí de dia , pois aproveitava para conhecer enquanto minha amiga fazia o social com a família dela  e a noite saíamos para outros lugares.



Fiquei hospedada num hotel numa das esquinas com a Orchard Road , foi meu primeiro Hotel, e fiquei encantada com ele, tinha uns lustres maravilhosos. Era enorme, aconchegante, super bem localizado. 

recepção do meu hotel 
Me parece que o  Hotel mudou de nome, de dono e de aparência também, afinal a modernidade é imperativa por lá. 
Fiz alguns passeios por indicação deles, vieram buscar no hotel, eu sou a prova que a gente sobrevive e se vira mesmo sem falar a língua de um país e arranhando pouquíssimo inglês. Fiz os passeios e entendi metade do que diziam e a outra metade não fez falta, rs. Fiz compras e pedi comida nas andanças sem dificuldade e  peguei táxi pra voltar e um dia em que saí com a família de minha amiga e preferi voltar antes pro hotel porque estava muito cansada, se não me engano com enxaqueca. (nessa época eu tinha com muita frequência) 

Turistando Por Singapura

  Templo Sri Mahamariamman

 Templo Indiano, não sei se fica em Chinatown ou no bairro Indiano (fui nos 2 lugares com a Alison), fiquei pouco tempo por ali, entrei e saí rapidinho do templo porque minha rinite foi acionada com o cheiro de incenso do local, caminhamos no bairro para conhecer algumas lojas  de artesãos, achamos a maioria deles muito mal educados.

detalhe para minha amiga Alisson fazendo pose pra foto, rs




Memorial de guerra que homenageia os bravos homens que morreram durante as Guerras Mundiais I e II
Em meio ao  Esplanade Park ao longo da Connaught Drive fica este  monumento imponente, com quase 20 metros de altura e feito de granito local - fica em um local tranqüilo no Central Business District, longe da agitação .
Fui de ônibus turístico, desci, tirei a foto e parti, porque não havia nada além para ver na época, e estava um Sol e um calor daqueles. Fiz um passeio pelos principais pontos turísticos, alguns descemos e outros só avistamos do ônibus, meu inglês era péssimo(continua sendo na verdade, rs) então pegava meias informações.







Conheci uma danceteria que era a mais famosa na época e era show mesmo, fizemos o Brunch no restaurante panorâmico famoso e chiquérrimo (tanto que fiquei com vergonha de sacar minha maquina fotográfica pra registrar), fomos no centro comercial (feirinha muito famosa e barata)
Frequentamos alguns restaurantes tão chiques que me sentia constrangida, lembro de um com um piano sendo tocado enquanto jantávamos...O lugar era tão imenso que se me largasse lá eu me perderia. Tudo muito chique e lindo.


Foto que tirei da Entrada de um hotel que fomos jantar, com os elevadores panorâmicos

Em Singapura foi a primeira vez que ouvi falar de rodizio de carros, achei estranho e absurdo, mas já é outra estória. E hoje vivemos essa realidade em São Paulo também.




O CASAMENTO EM SINGAPURA

Alisson e suas irmãs


O convite do Casamento

Local do Evento

O presente de casamento da noiva foi um carro, jóias, dentre outros tantos. 
 Trocou 5 vezes de vestido durante o casamento, achei o Must!
 Não conhecia o costume, mas éra a praxe por lá.
Comi carne de Tubarão e achei deliciosa.O salão éra imenso e chique, parecia casamento de estrelas do cinema!  O Casal éra lindo ! Espero que estejam felizes até hoje. Lembro que a irmã que iria casar tinha uma doença grave, não me lembro o que era, mas espero que tenha se curado.





Turistando por Singapura:








um dos hotéis mais chiques e famosos naquela época, passamos em frente dos passeios noturnos





Porto


SENTOSA


A ilha de Sentosa, foi uma mistura de informações, de belas paisagens e entretenimento, mas boa parte de tudo estava em construção ou em reforma e agora depois de pesquisar muitas coisas não existem mais. 










Tentando lembrar de alguns lugares que visitei, fiquei surpresa ao constatar que alguns destes não existem mais, como o CORALARIUN, 




CORALARIUM



Inaugurado em 1974 como o Coralarium, foi a primeira atração desse tipo a ser encontrada na Ásia. O complexo Coralarium foi situado no meio de quatro hectares de jardins bonitos, completos com piscinas paisagísticas. As exposições de corais foram alojadas em um edifício principal, projetado pelo Departamento de Renovação Urbana, que tinha uma torre de coral de 18 metros de altura. Dentro do edifício de formato único havia um corredor de exibição contínua de 60 metros de comprimento que exibia vários corais e conchas. A distinta torre coralon do Coralarium foi desmantelada em junho de 1983 devido a questões de segurança sobre sua estabilidade estrutural.




Nesse lugar simulava a gente estar no fundo do mar, era meio escuro o ambiente e ficava bem legal.




A Singapura que conheci parece não ter mais nada à ver com a  atual, se já era moderna naquela época, agora  tem muito mais novidades as quais quero um dia poder conhecer, mas posso dizer que foi apaixonante ter conhecido ela naquela época. Agora ela tem outros ícones conhecidos pelo mundo todo, como a praça das Arvores de Luz e o prédio em formato de navio com a piscina de borda infinita mais cobiçada acho que do mundo. 



Gardens by the Bay

Hotel Marina Bay e sua piscina de borda infinita



Um dia acho que vou lá  explorar tudo que ainda estava em construção quando estive por lá, visitar o Merlion no seu novo local também, porque acho que a Singapura que conheci não existe mais, mas isso é bom, afinal vejo que ela está mais bela e moderna e assim  é um bom motivo pra voltar! E acho que meu inglês melhorou uns 20%  ( rsrsrs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário